Portal - PrimeUP

Você está aqui: Home » Artigos » Noticias » Parcerias de sucesso
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017

Parcerias de sucesso

E-mail Imprimir PDF

Partners in Business

Em um mercado cada vez mais competitivo, as alianças estratégicas vêm se tornando comuns na práxis empresarial.  Até mesmo os gigantes, os quais pensávamos  ser soberanos e auto suficientes, já vem adotando a estratégia fortalecedora da parceria.

 

A prática da parceria  ocorre, basicamente, de duas formas:

1. NO AMBIENTE INTERNO DA  EMPRESA: representada pelo esforço comum entre pessoas e/ou unidades de negócio, visando uma ação integrada e partilhamento de responsabilidades nos resultados. As parcerias na empresa, quando bem sucedidas, acarretam em ganhos comuns.

2. ENTRE EMPRESAS:  efetivada  quando uma ou mais empresas se unem, disponibilizando suas competências para a realização de um empreendimento comum. Neste caso, não estamos nos referindo às fusões e sim da união de esforços  e do estabelecimento de estratégias comuns com o objetivo de  ganhos são recíprocos.

Sempre que se decide pela parceria, necessariamente a negociação faz-se presente. É através dela  que as partes  delimitam seu campo de atuação,  definem as responsabilidades e  trabalham na exposição de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível para ambas as partes.

Uma parceria de sucesso é aquela em que todos saem satisfeitos com seu resultado.

HABILIDADES ENVOLVIDAS NA NEGOCIAÇÃO DE PARCERIAS:

•           Transmitir e manter a confiança.

•           Atuar em sinergia com o parceiro;

•           Estabelecer uma boa comunicação: ouvir com atenção,  processar o que foi ouvido, procurar o entendimento e repassar idéias com clareza;

•           Estar disposto a ceder - flexibilidade;

•           Preparar-se para administrar  conflitos;

•           Agir com empatia;

•           Manter um bom relacionamento.